segunda-feira, maio 22, 2017

NINA

O QUE ACONTECEU, MISS SIMONE?

"Nina", a cine biografia da cantora Nina Simone, nem tinha estreado e já recebia uma avalanche de criticas a respeito da caracterização de Zoe Saldana no personagem-título.
Dentre as acusações, criticaram a maquiagem que escureceu a pele da atriz, uma amostra velada da controversa "black face" exalar racismo, lembrando a época de quando atores brancos pintavam a cara de tinta preta para interpretar personagens negros.
Houve também gente criticando o roteiro, alegando fatos que não aconteceram e situações modificadas sem consulta prévia da família da cantora.
Enfim, não bastasse todas as negativas , "Nina" já meio que estreou eclipsado pelo maravilhoso documentário feito pela Netflix também sobre a cantora, "What happened, Miss Simone?".
Realmente a maquiagem e as próteses em Zoe Saldana causa um baita estranhamento, fiquei com a impressão que a pele do seu rosto estava mais escura que a do corpo inteiro.
Mas tive que reconhecer o esforço que a atriz empenha para parecer natural como Nina Simone, incorporando seus trejeitos e sua personalidade temperamental.
A atriz cantando e tocando no piano, lançando olhares para a plateia do jeito que Nina fazia, me fez esquecer por um tempo toda a polêmica envolvida.
Achei certo a diretora Cynthia Mort não retratar toda a vida da cantora e se concentrar num período especifico e complicado de sua carreira. Período em que passa na França, depois de Nina amargar um quase ostracismo.
Mas o filme tem muitos problemas, a começar por omitir e\ou não se aprofundar em muitas questões sobre a personalidade de Nina e o seu real significado de sua presença como cantora, negra, ativista numa época  conturbada.
Mas pra isso existe o documentário e esse sim é impecável.
NOTA ____6,0

Compartilhar:

0 comentários:

Blogs Brasil

Postagens populares

Total de visualizações

Google+ Badge

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Seguidores