sexta-feira, maio 05, 2017

CORRA!

ENCURRALADO


Em "Adivinhe quem vem para Jantar",  Sidney Poltier é apresentado como noivo à família branca de sua noiva. A reação dos familiares da moça para o fato de ser negro gerou  a maior curiosidade em pleno anos 60, época de  enorme tabu sobre  relacionamentos interraciais.
Estamos em 2017 e surge "Corra!", filme que à principio recorre ao mesmo mote do clássico de 1967. Afinal, depois de tanto tempo, o racismo ainda existe?
Mas esse não será o único questionamento levantado e tão pouco se fixa nesse questão, o que vemos aqui é tensão máxima chegando ao espaço e uma aula de como saber conduzir um suspense de bons sustos, sem deixar de lado as questões sociais e raciais.
Chris (Daniel Kaluuya, de "Black Mirror") esta prestes a conhecer a família da namorada que moram no interior em um casarão isolado. Ele esta preocupado pois ninguém ainda sabe que é negro.
Ele acaba sendo bem recepcionado pelo pai (Bradley Whitford) e a mãe (Catherine Keener) , mas há uma aura estranha no ar, principalmente ao reparar no comportamento peculiar dos empregados da casa, que são negros.
Fora comentários incômodos de racismo disfarçado, Chris acidentalmente é hipnotizado pela futura sogra, com a desculpa de largar o vício de cigarro.
Se sentindo cada vez mais desconfortável e ameaçado, ele descobrirá o real motivo de estar lá.
"Corra!" é lindamente conduzido por Jordan Peele e anotei no caderninho seu nome para ficar de olho para os próximos projetos. O que é visto aqui não é muito fácil de encontrar por aí. 
Há doses de extrema tensão ( a cena de Chris sob a hipnose, mergulhado na inconciência, chamado aqui de "Lugar Profundo", é de arrepiar), uma boa pitada de humor (o amigo de Chris surge sempre com um esperto e engraçado dialogo que nunca destoa no andamento do filme) e a mais que relevante crítica social/racial.
E por mais que os desdobramentos me pareceram um pouquinho previsíveis, "Corra!" é um filmaço que fica melhor em tempos de 'whitewashing' e 'oscarsowhite'.
NOTA____ 9,0





Compartilhar:

0 comentários:

Blogs Brasil

Postagens populares

Total de visualizações

Google+ Badge

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Seguidores