sexta-feira, dezembro 23, 2016

O LAMENTO

MAU AGOURO

Assistir "O Lamento" é como estar hipnotizado. São 2 horas e cacetadas de filme que você praticamente não sente passar devido ao poder do roteiro e suas estranhezas embutidas.
Mas de antemão logo afirmo, não é uma produção fácil e sim, deixará várias questões no ar e perguntas aparentemente sem respostas.
A simbologia cristã é o que mais se destaca mas há elementos orientais presentes, o que pode confundir e dar um nó na cabeça do expectador, aliás, dualidade é a palavra de ordem em "O Lamento", o que é o mal e o que é o bem podem estar juntos e misturados.
O cenário é um cidade interiorana da Coréia do Sul, uma paisagem bucólica  que contraponta com os eventos sinistros que surgem.
Misteriosos assassinatos e uma lenda urbana local acabam convergindo deixando o investigador do caso intrigado (Do-Won Kwak). Um estranho que recentemente chegou ao vilarejo também parece estar envolvido e um xamâ chega ao local para ajudar a filha do investigador que esta aparentemente possuída.
Mas são tantos desdobramentos que sabiamente o diretor não tem a menor pressa em demonstra-los, o que pode deixar tanto o protagonista quanto a gente  perdidos, mas ansiosos para saber o que irá acontecer.
A despeito do intricado roteiro, as qualidades de "O Lamento" são notáveis, desde a fotografia, atuações e trilha sonora. A direção de Na Hong-Jin é certeira, apesar de que achei algumas cenas desnecessárias ou compridas demais, uma edição mais coesa não permitiria sentir essa falha. 
Mesmo assim, é um pequenino detalhe diante de tantos acertos, e novamente repito, o seu roteiro é ótimo e bem complexo.
É como assistir pela primeira vez "Mulholland Drive", a obra-prima de David Lynch que possuía esse aspecto de quebra-cabeça e cenas indecifráveis.
O segredo é rever o filme com mais atenção, ou mesmo procurar explicações fora, e tenho certeza que a experiência será recompensadora ,e no caso de "O Lamento", mais assustadora.

NOTA_____ 8,5
Compartilhar:

0 comentários:

Blogs Brasil

Postagens populares

Total de visualizações

Google+ Badge

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Seguidores