quinta-feira, outubro 27, 2016

O HOMEM NAS TREVAS

NEM UM PIO

Quando a refilmagem de "Evil Dead" foi anunciada eu, particularmente um fã do clássico do terror de Sam Raimi, não botava muita fé.
Mas não é que o que se viu não era tão ruim assim?
Na verdade,  o novo "Evil Dead " (ou se preferirem "A Morte do Demônio" como é conhecido aqui no Brasil), não é exatamente uma refilmagem quadro a quadro do original e sim uma reimaginação cheia de criatividade e tensão.
Quem estava por trás das câmeras era o uruguaiano Fede Alvarez, que mostrou que entendia do riscado. E eis que seu segundo filme chega.
"O Homem nas Trevas" é mais uma produção que contém  similaridades com outros recentes de terror, ou seja, poucos atores e uma situação claustrofóbica que vai se estendendo até seus nervos não aguentarem mais.
Três ladrões invadem a casa de um morador cego atrás de uma boa fortuna que resolveria a vida de cada um.
O cenário desolador é a de Detroit (a mesma de "Corrente do Mal"), com bairros fantasmas e casas e mais casas caindo aos pedaços.
O problema todo é que o homem cego (interpretado com fúria por Stephen Lang) não se mostra tão inocente como se imaginava.
A medida que tudo começa a piorar , o isolamento do local consegue maximizar a sensação de claustrofobia e medo.
Alvarez demonstra mais um vez suas habilidades por trás da câmera com cenas ótimas e de intenso nervosismo, como a que acontece no porão da casa, numa perseguição na escuridão onde o menor pio que se fizesse poderia ser mortal.
Como expliquei antes, a situação  lembra ótimos filmes recentes ("Rua Cloverfield, 10",  "Green Room", "Hush- A Morte Ouve"),  todos com elenco reduzido e tensão crescendo aos poucos num único ambiente. Se é uma tendência entre as produções do terror ainda não sei, no entanto, esta rendendo produções bem interessantes.
Portanto, é uma pena que algumas resoluções bregas apareçam lá perto do desfecho (a da joaninha realmente não pegou bem) e surpresas no roteiro que não me convenceram.
Mas não chega a atrapalhar os momentos altos de "O Homem nas Trevas" que, por sorte, estão em maioria.

NOTA____ 8,0
Compartilhar:

0 comentários:

Blogs Brasil

Postagens populares

Total de visualizações

Google+ Badge

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Seguidores