sexta-feira, março 04, 2016

BOI NEON

MEU VAQUEIRO, MEU PEÃO

É inegável que "Boi Neon" traga boas doses de provocação,  implicítas ou explicitas,  são mais do que bem vindas num cenário atual de filmes nacionais pouco corajosos.
Porém, é preciso ressaltar que não bastam cenas provocativas ou alusões para que um filme seja, no melhor da definições, bom.
Em "Boi Neon", indiscutivelmente, há inúmeras qualidades, mas o que seria o centro das atenções, o roteiro, me passou a impressão de ter ficado de lado.
Sem um fio condutor para amarrá-las, os argumentos parecem soltos.
Não há grandes conflitos, ou mesmo um desenvolvimento no dia a dia de um vaqueiro (Juliano Cazarré, que esta sensacional) e seus conhecidos na vaquejada, um esporte que para mim era desconhecido.
O interessante é sabermos a verdadeira paixão do personagem, que é ser estilista. Em momentos ociosos, ele aproveita para confeccionar roupas e acessórios, juntando trapos recolhidos pelo chão e manequins desmembrados.
Sua amiga Galega (Maeve Jinkings, outra bela atuação) é uma caminhoneira que não esquiva-se em guiar seu caminhão por aí afora e cria sozinha Caca (Alyne Santana), que enxerga na figura do vaqueiro como um pai que nunca conheceu.
Profissões que seriam muito masculinas ou femininas mudam de figuras em personagens muito bem interpretados.
Alias, a entrada do personagem de Vinícius de Oliveira, também reside mais alusões a essa questão de gênero, e ficamos nos perguntando o tempo inteiro, "O que pertence realmente ao masculino ou ao feminino?".
Gabriel Mascaro ("Ventos de Agosto") evita closes e sua câmera parece estar sempre de longe, ou mesmo à espreita filmando paisagens ou seus atores.
Quando o seu abrupto final chega, fica uma incômoda sensação oca e mesmo depois de uma cena de sexo pra lá de atrevida e o conteúdo questionador,  a conclusão que tive é que as insinuações de "Boi Neon" são muito mais interessantes do que o filme em si.
NOTA ___7,5
Compartilhar:

0 comentários:

Blogs Brasil

Postagens populares

Total de visualizações

Google+ Badge

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Seguidores