terça-feira, janeiro 19, 2016

O FINAL DA TURNÊ

BATENDO UM PAPO

David Foster Wallace não é um escritor tão conhecido aqui no Brasil. Seu livro mais famoso "Graça Infinita" (tem publicado em português)  foi ovacionado na época do seu lançamento lá nos EUA, catapultando o escritor para o reconhecimento e notoriedade.
Seu suicídio em 2008 é o mote para o início de "O Final da Turnê", filme baseado no livro de David Lipsky, também escritor, trabalhando para a Rolling Stone passou dias ao lado de Wallace o acompanhando na turnê de divulgação de sua última obra literária.
Quem interpreta com maestria Wallace é Jason Segel, que fora a semelhança absurda com o escritor consegue com fluidez tomar pra si a verborragia e angustias de alguém claramente lutando contra uma tristeza crônica.
Difícil conseguir com minimalismos entregar uma interpretação tão repleta de nuances de alguém tão complexo como Wallace, e por incrível que pareça. Jason Segel consegue.
Jesse Eisenberg esta bem mais discreto e deixa o companheiro de cena brilhar completamente, mesmo que seu personagem também exija detalhes na construção de sua personalidade, por exemplo, é perceptível o ciúme do sucesso que Lipsky sente de Wallace, já que como escritor, seu livro foi solenetemente ignorado.
Mas definitivamente, "O Final da Turnê" não é um filme para qualquer um, centrado na dupla num bate-papo verborrágico e de uma metralhadora de palavras saídas da boca de Wallace, o que pode ocasionar aborrecimentos para quem aprecia silêncios ou requer um tempo para pensar no que as frases rápidas estão significando.
Quem se acostuma rápido com a velocidade  de Wallace vai com certeza admirar o roteiro que não deixa o personagem cair numa caricatura fácil, muito bem amparada pela interpretação de um surpreendente Segel.
E prestem atenção do elenco coadjuvante que vai da sumida e ótima Joan Cusack à também sumida Anna Chlumsky, do clássico Sessão da Tarde, "Meu Primeiro Amor".
NOTA 8,5

Compartilhar:

0 comentários:

Blogs Brasil

Postagens populares

Total de visualizações

Google+ Badge

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Seguidores