quarta-feira, julho 22, 2015

A PONTE

ÚLTIMA VISTA

O diretor Eric Steel passou o ano de 2004 filmando a Golden Gate, um dos cartões-postais de São Francisco e um dos lugares em que mais ocorre suicídios do mundo.
A ponte exerce  esse fascínio para quem pretende dar cabo a sua vida e Steel acabou filmando inúmeros suicidas durante esse período de filmagem.
A partir daí, o diretor procura saber a história de algumas dessas pessoas, tentando entender o motivo por trás de um ato tão desesperador, através de entrevistas com amigos e familiares.
O resultado é triste mas longe, bem longe da pieguice.
Triste pelas histórias de cada pessoa que acabamos testemunhando dando uma última olhada na ponte, antes de se atirar. 

"A Ponte" como um documentário e análise do comportamento humano é interessantíssimo. 
Sem nunca cair no melodramático, acabamos percebemos o contraste de vida e morte associado pela Golden Gate.
Num dia, para alguns, seria uma ótima maneira de praticar kite-surf na baía de São Franscisco ou admirar a vista que a ponte oferece, para outros é o último momento de uma vida de sofrimento e/ou desencaixe social.
O filme de Eric Steel acaba, inevitavelmente, causando um oceano de reflexões. 
Seja pelos depoimentos ( há um sobrevivente da queda que relata que tinha se arrependido enquanto caia, tentando ajeitar o corpo para que o impacto fosse menor), seja pelo choque das imagens das pessoas que não encontraram solução para seus problemas.
Acima de tudo, a complexidade da nossa vida em sociedade é colocada em xeque, e "A Ponte" joga na sua cara questões que para digerir leva algum tempo.
NOTA ____8,5
Compartilhar:

0 comentários:

Blogs Brasil

Postagens populares

Total de visualizações

Google+ Badge

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Seguidores