terça-feira, maio 12, 2015

O CANAL

CASA MAL ASSOMBRADA

"O Canal" é um bem-sucedido variante de filme sobre casas mal assombradas que tenta a todo custo driblar todos os clichês a qual estamos acostumados.
Vindo da Irlanda, a história gira em torno de um casal que se muda para um casa aparentemente insuspeita. E aqui o diretor já descarta aquele tradicional clichê onde a suposta casa mal-assombrada é enorme, feia e quase caindo aos pedaços.
Depois de alguns anos, a mulher desaparece e o marido acaba se tornando a principal suspeita do ocorrido.
Paralelamente, ele acaba encontrando algumas gravações antigas relatando crimes terríveis que aconteceram justamente naquela residência.
Juntando o fato de que coisas estranhas começam a acontecer, David (Rupert Evans) começa a desconfiar de que fantasmas estão diretamente relacionados com o sumiço da sua esposa.

Lendo a sinopse assim, até parece que estamos diante de mais um exemplar nada criativo do pra lá explorado filmes de assombrações. Mas o diretor Ivan Kavanagh é bem esperto e trata com o maior zelo o roteiro mesmo quando nada de sobrenatural acontece.
O drama intercalado com momentos de terror é bem interessante e serve para amplificar o enredo, não é o caso onde o drama se destaca e sobrepõem ao terror, aqui o cineasta toma a sábia decisão de dar a mesma importância tanto nos momentos de calmaria quanto de pura tensão.
É algo que alguns cineastas orientais já faziam há algum tempo, tanto que "O Canal" lembra muitas vezes alguns filmes de terror vindos de lá, mais especificamente "Ringu- O Chamado"  

Outros detalhes também dão uma refrescada na temática como o fato de que um canal nas redondezas está diretamente ligado com as assombrações da casa ou o desfecho completamente pessimista, o que me pergunto se essa produção fosse  hollywoodiana,  o final seria o mesmo?
Em todo o caso, por ter um ritmo lento "O Canal" pode sim afugentar quem espera um, digamos, "Invocação do Mal".
Mas quem tiver paciência, vai perceber a atmosfera sombria que o filme causa e essa sensação em produções de terror atualmente é muito difícil de ocorrer.
NOTA ___8,0
Compartilhar:

0 comentários:

Blogs Brasil

Postagens populares

Total de visualizações

Google+ Badge

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Seguidores