quinta-feira, janeiro 08, 2015

OSLO, 31 DE AGOSTO

AS ÚLTIMAS HORAS


Anders (Anders Danielsen Lie, numa atuação memorável) esta se preparando para encarar uma entrevista de emprego, como parte do tratamento da clínica de reabilitação.
Para isso, ele volta para Oslo, capital da Noruega e aproveita para rever família e alguns velhos amigos.
Eles não sabem, mas Anders tentou o suicídio e essa saída da clinica juntamente com as lembranças que Oslo acabam ressuscitando no rapaz, o deixa permanentemente angustiado.
Baseado na obra do escritor francês Pierre Drieu la Rochelle, "Fogo Fátuo" que outrora deu origem a "30 Anos esta Noite", o filme de Joachim Trier (sim, é primo do polêmico Lars Von Trier) é de uma beleza ímpar.
Belamente filmado, Joachim também esta assegurado com um texto muitíssimo afiado, além de atores competentes e talentosos em seus personagens.

Quem brilha com todo resplendor é Anders Danielsen Lie, que consegue passar o turbilhão de emoções que Anders, o personagem, tenta esconder em vão.
Numa das conversas com um amigo da época de folia, é perceptível o olhar de desespero que o rapaz tenta camuflar ao longo do encontro.
O medo do futuro, o olhar por cima do ombro constatando a incomoda sensação de perda de tempo por irresponsabilidades e a eterna insatisfação compõe a complexidade de Anders.
Não é um personagem fácil de compor, contudo o ator consegue sim preencher cada nuance da personalidade conflitante. É admirável!
"Oslo, 31 de Agosto" não é agradável de assistir, no sentido de não ser um passatempo desprentencioso onde se procura 'se sentir bem'. O cineasta consegue passar essa cumplicidade, esse entendimento em torno da depressão de Anders. Obviamente, o desfecho não é otimista.
Mas é impossível não se comover ou admitir a beleza de certas passagens. 
E a comoção em "Oslo, 31 de Agosto" não é algo imposto e sim consequente e natural.
NOTA    9,5

Compartilhar:

0 comentários:

Blogs Brasil

Postagens populares

Total de visualizações

Google+ Badge

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Seguidores