quinta-feira, janeiro 15, 2015

BOYHOOD

VIDA


É muito provável que todos já saibam  que "Boyhood" foi filmado ao longo de 12 anos por Richard Linklater. (da trilogia "Antes do Amanhecer/Pôr-do-Sol/Meia-Noite")
Mas admirar um filme somente por conta do tempo de filmagem não significa nada.
O que faz nos apaixonar por "Boyhood" é a simplicidade e a aparente banalidade da vida de alguns personagens.

Não há nada de grandioso acontecendo em nenhum momento do filme, e sim, simplesmente o andar inexorável do tempo e como  que inevitavelmente afeta a (nossa) existência.
Mason (Ella Coltrane) e sua família passam por poucas e boas . A mãe (Patricia Arquette) se mete em relações furadas e tenta ser o alicerce dos filhos. Já o pai (Ethan Hawke) aparece de vez em quando, mas sempre se mostra interessado pelos acontecimentos de Mason e sua irmã (Lorelei Linklater).
Observamos aos poucos aquela fase complicada da adolescência, um caminho das pedras que Mason percorrerá aos trancos e barrancos.
Primeira namorada, a novidade do sexo, a formatura da escola, a escolha de uma profissão, faculdade... enfim, tudo o que eu, você já passamos (ou passará) é mostrado com os mesmos atores.
É estranho você perceber a mudança que o tempo faz nas feições dos atores. Principalmente a de Ellar Coltrane, que é o foco em "Boyhood". 
O ator consegue definir uma personalidade toda peculiar para Mason, mas nunca desvincilhando do garoto que já foi. É um trabalho notável.
E "Boyhood" é um deleite para quem conhece os diálogos de Richard Linklater. 
Diálogos falados de formas naturais, parecendo improvisados, é a marca registrada dos filmes do cineasta e aqui as conversas entre pai e filho são o ponto alto e extremamente realistas.
Portanto, não esperem uma catarse no desfecho, ou situações eufóricas. Também não esperem um dramalhão choroso.
Em "Boyhood" o que vemos é um recorte da vida de alguns personagens, de alguns atores e por quê não da nossa mesmo?
NOTA    10

Compartilhar:

0 comentários:

Blogs Brasil

Postagens populares

Total de visualizações

Google+ Badge

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Seguidores