sábado, novembro 29, 2014

OH BOY

UM CAFÉ EM BERLIM

Eu preciso admitir que amo personagens "loosers".
Em nossa sociedade, onde  status e ostentação se sobrepõe a qualquer coisa, deixaram uma definição bem clara para quem não "vence" na vida: perdedor.
No entanto, os personagens que se encaixam nessa característica no cinema acabam sempre soando muito mais humanizados pra mim. 
Niko Fischer (Tom Schilling) se sente desencaixado em qualquer lugar que percorre. Abandonou a namorada, abandonou a faculdade de direito, vive com pouca grana no apartamento quase sem mobília em que acabou de se mudar.
Vivendo numa Berlim melancólica, Niko enfrenta seu dia tentando estar entre uma e outra dose de café.
É inevitável não lembrar de "Frances Ha", outra personagem que vivia a angústia de se sentir sem norte,  não só por Niko e Frances compartilharem a mesma desorientação mas por outros aspectos que os fazem bem próximos.
Talvez pelos filmes beberem das mesmas fontes de inspiração ("novelle vague" , "Manhattan de Woody Allen") há esse elo, um espelho um do outro.
"Oh Boy" é bem mais profundo se você fazer uma análise com cuidado e detalhista. 
As pessoas que Niko acaba esbarrando dão pistas e liberam mais facetas do estado de espírito do rapaz. 
Desde a conversa com o pai, o comparando a um outro jovem mais novo, ou o reencontro com uma colega de escola que foi gordinha e vítima de bullyng no passado.
Até Berlim parece diretamente intervir na personalidade de Niko, isso expresso nas cenas em que ele contempla a cidade seja na janela da sua casa, no vagão do trem ou  no carro do amigo.
Com uma fotografia esplêndida em preto-e-branco,  reforçando essa melancolia pairando durante todo o filme, "Oh Boy" é um fascinante exemplo de que quanto mais se perde mas nos tornamos complexos e imensamente interessantes.
A belíssima cena onde antecede o desfecho, bem longe do 'happy end' convencional, faz de "Oh Boy" um retrato sincero e genuíno de todos nós e consequentemente gera um oceano de reflexões.
NOTA 8,5
Compartilhar:

0 comentários:

Blogs Brasil

Postagens populares

Total de visualizações

Google+ Badge

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Seguidores