sábado, junho 21, 2014

GODZILLA

REBELDE OU HERÓI?


Que bom que dessa vez a volta de Godzilla caiu nas mãos de um diretor que parece entender muito bem de monstros. Gareth Edwards já tinha feito um filme intitulado... "Monstros", que ganhou elogios dos críticos e foi o seu cartão de visita para comandar essa produção. 
Seria a pessoa ideal para nos fazer apagar  completamente aquela equivocada versão do Rolland Emmerich (argh!).
E a verdade é que esse novo "Godzilla" dá de dez a zero daquele filme horrorento do Emmerich, tem ligações com as produções originais feitas no Japão e cenas de ação de embasbacar qualquer um.
E não para por aí, Edwards se mostra um competente diretor por não só inserir cenas de batalhas tokasatsus empolgantes mas por injetar sutilezas num blockbuster desse nível.
Tudo bem que depois de filmes recentes de monstros como "Cloverfiled" e "Pacific Rim" , as imagens podem perder um pouco do impacto e aquela sensação de que já vimos aquilo antes é inevitável.
Mas o hábil cineasta constrói aos poucos a atmosfera de perigo iminente e sem fugir dos lugares comuns prepara o terreno meticulosamente para a entrada das criaturas. E novamente as sutilezas num filme mega-over-hiper como é esse fazem toda a diferença.
Há uma cena sensacional onde vários soldados estão se preparando para entrar no território de batalha dos monstros, onde a tensão e a beleza das imagens andam de mãos dadas.
Outro achado é não ter tachado Godzilla meramente como um algoz no entanto não deixa de demonstrar o poder de destruição que o bichano pode causar numa cidade.
Gareth espertamente deve ter se inspirado nas batalhas épicas que Gojira (assim como os nipônicos o chamam) travou nos filmes antigos ao adicionar outras duas criaturas nessa releitura. A destruição de cidades é elevado ao quadrado.
Mas tenho algumas reclamações!
Primeiro é a dificuldade de enxergar o que esta acontecendo nas cenas noturnas. Grande parte das batalhas acontecem a noite e tive muito que me esforçar pra entender o que se passava.
Segundo é a escolha do cara de chuchu Aaron Taylor-Johnson (Kick-Ass) como protagonista.
Custava ter deixado o Bryan Cranston (Braking Bad) como o ator principal no elenco?
Mas o saldo final de  "Godzilla" é positivo e inaugura um série no cinema cheia de expectativas.
NOTA 8,0

Compartilhar:

0 comentários:

Blogs Brasil

Postagens populares

Total de visualizações

Google+ Badge

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Seguidores