sábado, maio 31, 2014

PRAIA DO FUTURO

PERDAS & GANHOS


É engraçado notar que algumas pessoas conseguem prestar só atenção na bunda do Wagner Moura (e reclamar de ter visto ela) e não nas sutilezas, nuances e no que esta entre os silêncios reveladores do belo "Praia do Futuro".
Não dá para acreditar também que alguns resumem o filme apenas pelas cenas de nudez masculina e sexo. Difícil de admitir, mas o machismo da maioria do público impede de apreciar "Praia do Futuro" da maneira que talvez Karim Aïnouz quisesse.
De qualquer maneira, quem se desapega dessas bobagens consegue ter uma experiência sensorial como poucas que o cinema pode oferecer nesses últimos meses.
Donato (Moura) é um salva-vidas que por conta de uma fatalidade acaba conhecendo o alemão Konrad (Clemens Schick). Eles iniciam uma relação e algum tempo depois  estão vivendo juntos na Alemanha. Quem vai atrás de Donato é seu irmão mais novo Ayrton (Jesuíta Barbosa) que abandonado no Brasil vai tirar satisfações no país estrangeiro.

Que consciência de cinema tem Karim a julgar pelas cenários captados pela sua câmera, seja na Praia do futuro com sua dunas e o incessante som da rebentação, seja na gélida Alemanha que ora ou outra esta sob uma nevasca que dá pra você sentir calafrios.
Seus planos enchem a tela e essa transição de cenários constatantes são capazes de fazer  você se tele transportar junto com os personagens de maneira perfeita.
Isso não significa que o cineasta não presta a atenção nos detalhes,  olhares, gestos e longos silêncios  são filmados com uma sensibilidade que humanizam e dão uma complexidade para cada personagem retratado.

Esse é o caso daqueles filmes que explicar muito sobre suas particularidades perde a graça pois a conclusão que se tira é muito pessoal. 
Captei muitas coisas nos seus  três capítulos, mas o principal seria o que a gente perde e o que a gente ganha com nossas decisões?
E a julgar pelo nevoeiro onde os três personagens se adentram no desfecho de "Praia do Futuro" a resposta ficou mais do que subtendida.
NOTA 8,5
Compartilhar:

0 comentários:

Blogs Brasil

Postagens populares

Total de visualizações

Google+ Badge

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Seguidores