terça-feira, março 18, 2014

NINFOMANÍACA VOL. 2

O OPOSTO DO SEXO

Pelas cenas mostradas no desfecho do Vol. 1, esperava-se algo mais polêmico no Vol. 2.  Mas a verdade é que apesar de conter closes de orgãos genitais e nudez, pouca atividade sexual se encontra na sequência.
Von Trier decidiu se ater aos afinados diálogos travados pelos personagens de Stellan Skarkgard e Charlotte Gainsbourg que dentre outras coisas citam até James Bond.
Joe continua relatando suas experiências à Seligman, sabemos que ela foi casada com Jerôme (Shia LaBeouf) e teve um filho chamado Marcel.
Mas a busca pelo prazer perdido a faz deixar sua família em terceiro plano e numa ótima cena que remete ao início de "Anticristo" percebemos que Joe nunca teve um espírito maternal aflorado.
Entre um frustante "menage à trois" com dois homens negros (alias é a cena mais engraçada e embaraçosa em que a camera foca os pênis eretos a todo instante) e sessões de sado-masoquismo comandadas por um sujeito esquisito (Jamie Bell), Joe obstinada pelo orgasmo renega pessoas e vai fundo nessa procura.
Embora haja cenas interessantes no "Vol. 2" e diálogos bem estruturados,  não há aquela perfomance arrebatadora de ninguém no elenco.
Nem mesmo Charlotte Gainsbourg se sobressai ( mas ela é corajosa por topar cenas que creio eu, algumas estrelas de Hollywood torceriam o nariz) e faz falta um talento do calibre de Uma Thurman que surpreendeu  no Vol.1.
Analisando friamente o filme no conjunto e não separadamente , "Ninfomaníaca" perde a força e passa a impressão de sempre querer soar inteligente e despudorado e não ser uma coisa ou outra.
Desmembrado funciona bem melhor.
De qualquer forma, fico imaginando o próximo passo de Von Trier no cinema depois desse verdadeiro divisor de águas na sua carreira que foi "Ninfomaníaca".
Divisor no sentido de ter realmente despertado a atenção do público em geral e não só da platéia frequentadora do circuito de filmes de arte.
Se isso resultará em algo positivo ou negativo nas suas futuras produções, brevemente saberemos.

NOTA, 8,5
Compartilhar:

0 comentários:

Blogs Brasil

Postagens populares

Total de visualizações

Google+ Badge

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Seguidores