terça-feira, agosto 06, 2013

MEDIANERAS

ENCONTROS AO ACASO

Logo no início de "Medianeras" é perceptível o poder da originalidade do roteiro e por consequência a direção de Gustavo Taretto. Pouco a pouco, é mostrado vários edifícios de Buenos Aires, e um interessante paralelo com as relações humanas.
Na verdade, o filme poderia se passar em qualquer grande capital do mundo, pois seu tema é universal e contemporâneo. 
Conhecemos Martin (Javier Drolas) e Mariana (Pilar López de Ayala) que são vizinhos , mas apesar de se esbarrarem pelas ruas, não se conhecem.
O que eles não sabem é que são seres complementares, e tem em comum dentre tantas coisas , a solidão que a vida na cidade grande impõem.
Martin é um sujeito que paga para não sair de casa, abandonado pela namorada tem a companhia apenas de um cachorrinho e com muito custo, arranja alguns encontros esporádicos com mulheres pouco em comum com ele.
Já Mariana pegou trauma de relacionamentos depois de encerrar um relação de quatro anos. Ela é vitrinista de loja e passa muito tempo sozinha em seu apartamento ouvindo o vizinho do lado tocando piano.
Dividido em esquetes, "Medianeras" surpreende em todos os campos cinematográficos. Há uma narração sincera dos personagens relatando sua vidas que vem a ser engraçado. 
Mariana, por exemplo não consegue achar o Wally no livro famoso do personagem. Ela diz em certo momento: "Já é difícil encontrar alguém que conheço. Imagina encontrar alguém que não conheço..."
A delicadeza transmitidas através das metáforas permanecem  durante todo o filme, sendo mostrado num pequeno trecho de "Manhattan" de Woody Allen ou o tocar incessante do piano na casa de Mariana.
"Medianeras" também consegue entrar facilmente no hall dos filmes românticos sem um traço de sentimentalismo barato. É romântico sem ser piegas, e por isso mesmo nos faz torcer tanto para que essas duas almas sofridas enxergam claramente as pistas que o destino deixa para eles.
E o desfecho auspicioso é de uma inteligência desconcertante
Compartilhar:

0 comentários:

Blogs Brasil

Postagens populares

Total de visualizações

Google+ Badge

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Seguidores