quinta-feira, março 07, 2013

AS AVENTURAS DE PI


O TIGRE E O GAROTO

Uma coisa era certa: "As Aventuras de Pi" teria um visual incrível e apurado, cenas maravilhosamente orquestradas e bem dirigidas, efeitos visuais competentes e igualmente acachapantes.
Nada do que Ang Lee não tenha feito em seus filmes anteriores como "Brokeback Mountain" ou "O Tigre e o Dragão", a questão é se o roteiro consegueria também se destacar em meio ao show de imagens e efeitos visuais belíssimos.
Adaptação do premiado "A Vida de Pi" de Yann Martel (que por sua vez diz ter se baseado num livro do brasileiro Moacyr Scilar), o filme narra em suma a dura convivência forçada de um garoto indiano com um tigre de bengala depois que o navio em que estavam acaba indo a pique.
Naturalmente a convivência com esse tipo de animal num bote será dificil pois os dias vão passando, a fome apertando e Pi sabe que poderá virar refeição rapidamente.
O curioso é que a relação entre ambos acaba se estreitanto,  a sensação que fica é que apesar do perigo que a companhia do animal desperta, a questão da sobrevivência acaba dependendo bastante justamente pela presença tanto de um quanto de outro.
Ang Lee recheou o filme de simbologias , metáforas filosóficas e religiosas. Mas cabe cada um que assistir perceber e acatar o que for lhe convir.
Independente de qualquer coisa, "As Aventuras de Pi" não derrapa na construção de sua história.
Richard Parker, o nome do tigre de bengala nunca é humanizado, agindo realmente como um animal selvagem mesmo quando parece haver uma trégua entre ele e o garoto.
Aliás, palmas para o pessoal de efeitos por construir um tigre digital beirando a perfeição.
Eu realmente esqueci por boa parte do tempo que o que estava ali não era um animal de verdade, tamanho o esmero e competência de seus realizadores.
 
Fico feliz em saber que Ang Lee se preocupou bastante também com o roteiro. 
Na verdade, eu tiraria uma ceninha ou outra lá perto do desfecho, mas não há como negar que "As Aventuras de Pi" é um filme que de cara a gente percebe o quanto é diferenciado.
Compartilhar:

0 comentários:

Blogs Brasil

Postagens populares

Total de visualizações

Google+ Badge

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Seguidores