sexta-feira, março 29, 2013

A CAÇA

DÚVIDA CRUEL
A verdade é que os poucos filmes de Thomas Vinterberg  que assisti, não foram experiências muito agradáveis. Por isso fui assistir "A Caça" tentando desassociar o nome do diretor com a produção (elogiadíssima pela crítica, por sinal).
E admito que o meu certo preconceito poderia impedir de conferir um dos melhores filmes desse ano.
Mads Mikkelsen (que será o novo 'Hannibal" na série ) interpreta um professor  que dá aulas para crianças, e é  adorado por elas.
Na cidadezinha onde  mora ,  ele inspira confiança e integridade, sai pra caçar com  um grupo de amigos de infância , uma tradição no local. Em suma, é um sujeito com uma conduta correta e que todos gostam.
Tudo desmorona quando ele é acusado por uma de suas alunas por tê-la molestado sexualmente. A menina Klara (a gracinha e convincente Annika Wedderkoop) é a filha de um dos seus melhores amigos, o que complica ainda mais a situação.
Gradativamente, o caso se espalha para a cidade inteira e a dúvida e medo tomam conta da população, que irracionais pelo choque da noticia nem param um minuto para pensar se estão sendo injustos com a acusação.
Os antes companheiros de longa data, o julgam e já o condenam sem misericórdia . O "bullyng" acaba atingindo sua família e os poucos que continuam a estar do seu lado.
"A Caça" é definitivamente um dos dramas mais nervosos que já assisti, poucos filmes de ação me deixou tão tenso e na ponta da cadeira quanto esse.
Deve ser levar em conta a estupenda atuação de Mads Mikkelsen que contribui para toda aflição causada, pois a conduta de seu personagem pode sim plantar dúvidas nas pessoas por seu temperamento contido.
A explosão de sentimentos dentro da igreja em que finalmente consegue expor todo sua revolta não é pra qualquer ator não.
Vemos no seu olhar o quanto ele esta transtornado e a cena é uma catarse tanto para o público quanto para o personagem.
"A Caça" termina num desfecho simbólico que vai deixar muitas perguntas no ar, e questões na cabeça por dias a fio.
Alias, dá pra apagar um erro do passado, mesmo que por ventura você não tenha realmente feito?
 
Compartilhar:

0 comentários:

Blogs Brasil

Postagens populares

Total de visualizações

Google+ Badge

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Seguidores