sexta-feira, fevereiro 08, 2013

HOLY MOTORS


CIDADE DOS SONHOS
Fiquei boa parte de "Holy Motors" sem entender nada do que estava acontecendo. E mesmo assim, maravilhado com uma centena de cenas memoráveis que guardarei com carinho na cabeça no decorrer desse ano.
Primeiro antes de mais nada, não li muito a respeito do filme. E é o que te aconselho, pois as surpresas vão te pegar com muito mais impacto e as cenas ora bizarras ora oníricas vão te assombrar de jeito.
Não conhecia a filmografia de Leos Carax, mas o cara é muito fera. E é ele que aparece logo na primeira cena intrigante de "Holy Motors". É uma cena cheia de significados, como se o diretor convidasse o público a se embrenhar na sua mente.
O filme não possui uma história clara, é tudo sugerido e deixa para a platéia o trabalho delicioso de completar as lacunas.
Aparentemente estamos conhecendo um homem chamado Oscar ( o magnifico Denis Lavant) saindo para o trabalho em sua limosine branca. Passeando por uma Paris alucinante, o tal sujeito começa a "interpretar" personagens.
É isso mesmo, sai pra rua e vira uma velhinha pedinte, depois vira um camarada maluco que anda pelos esgotos e por aí vai.
Daí você pensa, deve ser o ofício de Oscar, deve ser o que ele faz para se sustentar.
Mas será que é isso mesmo ? O que esta acontecendo agora ?  Por que ele esta fazendo isso "?.
Acostume se pois essas perguntas não saírão tão cedo da sua cacholinha, e tão pouco o filme se preocupa em responder .
Muitas vezes, "Holy Motors" acabou lembrando para mim outro filme repleto de simbologismo, "Mulholland Drive" de David Lynch.
Os dois tem em comum na sua similaridade, a vontade de desafiar o expectador o tempo todo, não se rende ao estilo convencional com meio, começo, fim das coisas. São filmes que pedem , clamam para ser revisitado e descobrir algo novo que acabou despercebido.
De brinde, somos presenteados por cenas incríveis, como aquela do sexo-contorcinismo com os atores com uma vestimenta que captam seus movimentos. É de ficar de queixo cáido!!
Outra onde várias pessoas tocam acordeons e outros instrumentos sem muita explicação, é fantastica!
Ou uma outra belissima aonde a gata Eva Mendes participa... mas é melhor nem falar.
 Te asseguro. É um baita filme!


Compartilhar:

0 comentários:

Blogs Brasil

Postagens populares

Total de visualizações

Google+ Badge

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Seguidores