quinta-feira, novembro 15, 2012

UM LUGAR QUALQUER

LUGAR ALGUM

Há muito de  "Encontros & Desencontros", nesse novo filme de Sofia Coppola. E embora haja realmente várias semelhanças, "Um Lugar Qualquer" consegue imprimir o seu tempo, sua personalidade e me impressiona o fato da cineasta insistir num ritmo vagaroso e de nuances peculiares (que é uma constante na sua filmografia), o oposto dos filmes feitos em Hollywood nos dias de hoje, em ritmo acelerado e vertiginoso.
É antes de mais nada, uma produção pra assistir num dia calmo(ou numa noite silencionsa, melhor), com nada atrapalhando a atenção, tudo para apreciar atentamente cada detalhe, seus silêncios, olhares, gestos, diálogos. O esforço valerá.
Temos um astro do cinema (Stephen Dorff) completamente sem rumo. Hospedado no badalado Château Marmont, Johnny Marco vive num tédio profundo, mesmo quando o sexo é fácil e o dinheiro farto, Marco parece estar em estado catatonico.
Eis que surge Cleo (Elle Fanning), sua adorável filha que o tira dessa paralisia e forçadamente o faz pensar no que sua vida esta se tornando.
Tudo é de uma sutileza tocante, e cenas memoráveis enchem a tela. Quem não se apaixona por Cleo patinando graciosamente ao som de "Cool" da Gwen Stefani?
Ou mesmo todo o significado que a cena do banho de sol, como ilustra o poster do filme traz?
Sofia Coppola filma como poucos o banal, e engana pois ali de banal na verdade não há nada.
Tudo quer dizer muita coisa mesmo não parecendo nada. Por isso a atenção redobrada.
Os toques de "Encontros & Desencontros" estão no humor e nas canções utilizadas em cenas chaves, reparem que engraçado é quando a dupla viaja para a Itália e participam de um programa cafona.
E a sua sempre agradável trilha sonora que há The Strokes, Phoenix, Bryan Ferry, The Police.

"Um Lugar Qualquer" merece ser revisto inúmera vezes, e essa urgência em revê-lo somente os ótimos filmes causam.
Compartilhar:

0 comentários:

Blogs Brasil

Postagens populares

Total de visualizações

Google+ Badge

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Seguidores