quarta-feira, setembro 26, 2012

O TEMPO QUE RESTA


O TEMPO NÃO PARA

François Ozon é um cineasta inquieto e workaholic, é dele também outros filmes interessantes como "8 Mulheres", "Swimming Pool" & "Gotas D'Água em Pedras Escaldantes".
De sua filmografia, destaco "O Tempo que resta" que (confesso), mais me chamou atenção  pelo lírico poster do que pela sinopse.
Ao assistir ao filme, a figura do cartaz ao lado ganha mais sentido, o que deflagra a sensibilidade latente do diretor.
Somos apresentados à um jovem fotografo chamado Romain (Melvin Poupaud), ele aparentemente é bem resolvido em todas as questões de sua vida, bem sucedido no trabalho e mantém uma relação estável com seu namorado.
Ao passar mal e ir ao médico, ele descobre que está com um câncer que rapidamente se espalha pelo seu corpo e que tem poucos meses de vida caso não aceite fazer o tratamento.
Decidido a não se submeter à quimioterapia, ele se afasta de todos e de tudo, e se aventura numa viagem de auto-descoberta, num caminho onde pequenos detalhes começam a comove-lo, onde ele pára e se pergunta: "Quanto tempo ainda me resta e será que aprecio cada segundo?".
Obviamente, lendo uma sinopse dessa, dá pra lembrar inúmeros filmes que utilizam o mesmo tipo de argumento, tendo resultados piegas e chorosos.
A boa notícia é que Ozon de nenhuma maneira tende pro lado dramalhão que a história facilmente poderia ter.
O protagonista não é simpático, por vezes tratando muito mal seu namorado e família e não sai por aí "curtindo" a vida adoidado. Seu comportamento não soa inverossímil.
Por outro lado, há cenas que comovem pelo seu diálogo. Me refiro à cena onde ele se abre e conta o seu segredo à sua avó ( Jeanne Moreau).


Mas o que impacta mesmo é a questão da paternidade que surge no caminho do fotógrafo.
E tudo é tratado com extrema delicadeza que nunca soa forçado.
Ozon termina "O Tempo que Resta" do jeito que começou, com o mar, água.
E é o simbolismo mais frequente em quase todos os filmes do cineasta.
Compartilhar:

0 comentários:

Blogs Brasil

Postagens populares

Total de visualizações

Google+ Badge

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Seguidores