sábado, setembro 01, 2012

MEIA-NOITE EM PARIS

EM ALGUM LUGAR DO PASSADO

Paris sempre me provocou um fascínio tal quanto Tóquio.
Não sei explicar muito bem o porque, ou talvez faço as palavras doces de Gil (Owen Wilson) sobre essa cidade as minhas.
A cidade provoca um estremecimento no personagem, e a câmera de Woody Allen capta tão bem cada canto que você acaba se contagiando com a excitação do pretenso escritor.
"Meia-Noite em Paris" começa captando pausadamente  os pontos turísticos da cidade, e uma constatação, seja de dia ou de noite, com chuva ou ensolarada, nada tira o seu encanto.
Gil esta na cidade acompanhado por sua noiva (Rachel McAdams) e seus sogros.
Ele adora se apaixonar cada vez que esta lá, adora as histórias de seus ídolos de outrora, artistas que o inspiram como Zelda e F. Scott Fiztgerald, Hemingway , T.S. Elliot, Gertrude Stein zamzavam por ali numa Paris boêmia dos anos 20 e  Gil secretamente deseja viver nessa época.
E magicamente ele consegue ao badalar do relógio apontando sempre meia-noite.
Magicamente também é o roteiro que Wood Allen nos conduz a essa história surreal alternada com diálogos perfeitamente lapidados.
Em nenhuma ocasião me senti incomodado com esse desprendimento a realidade, comprei a idéia naturalmente, me deliciando com cada frase saída dos deliciosos personagens.
O elenco ajuda a compor a clima.
 Marion Cotillard esta encantadora como Adriana, Carla Bruni aparece em pouca cenas mas solta um diálogo matador na pela da guia do Museu, Lea Seydoux também aparece muito pouco num papel que se tornará muito especial no decorrer da trama.
Sobretudo Owen Wilson nunca esteve tão bem, tão natural e convincente. Merecia ter sido lembrado nas premiações que ocorreram nesse ano unicamente por sair da sua zona de conforto e entregar uma atuação diferente do que sempre estamos acostumados.
Mas congratulações mesmo merece Woody Allen, um senhor de 76 anos que demostra não perder o tato e feeling em seus filmes.

Compartilhar:

0 comentários:

Blogs Brasil

Postagens populares

Total de visualizações

Google+ Badge

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Seguidores