sexta-feira, julho 13, 2012

MÁRTIRES

DOCE VINGANÇA

Os filmes franceses são  rotulados ainda por serem, entre alguns adjetivos: entediantes, dramáticos e apáticos.
Só sugiro vocês derem uma olhada na cinematografia recente francesa e descobrirá pérolas do terror que não tem freios ou frescuras na hora de perturbar o público.
Alexander Aja filmou há alguns anos atrás o sangrento "Alta Tensão", e logo foi exportado para Hollywood e se especializou em refilmagens ( é dele "Viagem Maldita", "Espelhos" e "Piranhas").
Outro cineasta francês que esta seguindo o mesmo caminho é Pascal Laugier , que filmou esse "Mártires", seu cartão de visita que chamou atenção pelo seu roteiro surpreendente, e logo logo vai estrear sua produção hollywoodiana chamada "The Tall Man".
Mas porque esse alarde todo sobre "Mártires"?
Simplesmente por ser um filme cebola.
Nele há várias camadas, que pausadamente o diretor descasca, um roteiro mirabolante que nunca passa a impressão de ser forçado demais.
Junta-se a isso cenas gore de virar o rosto, cenas de tortura explicita e muito bem filmada.
A história começa com a chacina de uma família comum no café da manhã . A assassina é uma garota chamada Lucie, e tudo leva crer que o motivo da barbaridade é basicamente vingança.
Mas por quê?  O que aquela família fez para a moça, que a fez tomar uma atitude tão violenta.
Essa será uma das várias perguntas que surgirão, e lentamente todas serão respondidas de uma maneira genial.
É possível sacar em "Mártires" algumas características do "torture porn", denominação para filmes de terror que utilizavam a tortura e a violência de uma forma mais agressiva até pouquíssimo tempo atrás ("Jogos Mortais" e "O Abergue" foram os carros-chefes dessa onda) e também algumas reminiscências das produções vindo de países orientais, mas a produção de Pascal tem um charme só seu, um ritmo muito pessoal muito diferente do que a maioria esta acostumada a assistir.
Infelizmente, parece que até hoje o filme não foi lançado do Brasil ( a produção foi concluída em 2008).

E aí eu te pergunto, como não baixar filmes  diante de um mercado tão deficiente como é o nosso em se tratando de distribuição?
"Mártires" merece ser visto, revisto e recomendado. 

Compartilhar:

0 comentários:

Blogs Brasil

Postagens populares

Total de visualizações

Google+ Badge

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Seguidores