sexta-feira, março 16, 2012

A INVENÇÃO DE HUGO CABRET

A ORIGEM


Um dos campeões do Oscar desse ano (dividiu as láureas com “O Artista”) não é de longe um dos melhores filmes de Martin Scorsese.


Explico: Scorsese é um mestre, basta mencionar algumas de suas obras que marcaram o cinema (como “Touro Indomável”, “Taxi Driver” ou “Os Bons Companheiros), para perceber o quanto ele exala paixão e contagia o público com o que ele sente pelo que faz.

“A Invenção de Hugo Cabret” traz imagens irretocáveis, uma produção esmerada de tirar o chapéu.

Seu inicio, onde a câmera focaliza uma Paris da década de 30 e adentra na estação quase esbarrando nas pessoas é de aprimoramento técnico perfeito.

Mas o que adianta tanto esmero na produção se ele é zero em emoção?



Hugo (Asa Butterfield) é um garoto órfão que vive nas estranhas da estação. Ele dia a dia tem que tomar cuidado com o Inspetor (o Borat, Sacha Boron Cohen), e seu cão fiel que adora enviar os garotos para os orfanatos.

Numa dessas saídas, ele conhece o dono de uma loja (o ótimo Ben Kingley) e acaba descobrindo ligações com uma invenção inacabada que seu falecido pai (uma participação rápida de Jude Law) havia deixado.

O grande Ben Kingley acaba dando vida a uma das figuras mais importantes da história do cinema, e é ele que gera algum ânimo ao insosso roteiro que apesar do esforço não causa algum arroubo devido ao tema fascinante: a origem da Sétima arte.

Scorsese inseriu imagens dos primórdios do cinema . Há desde a reação de espanto das pessoas ao assistirem “ A Chegada do trem na Estação” a trechos de “Viagem à Lua” de Georges Mélies , “O Garoto” de Charles Chaplin , “A General” de Buster Keaton, entre outros.

Para qualquer cinéfilo essas passagens são um deslumbre.

Só de assistir como seria os bastidores dos filmes de Méliès dá pra sentir a paixão que Scorsese passa naturalmente para seu público.
Pena mesmo que são apenas espasmos e o encanto não dura a projeção inteira.

Compartilhar:

0 comentários:

Blogs Brasil

Postagens populares

Total de visualizações

Google+ Badge

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Seguidores