sexta-feira, novembro 11, 2011

O PALHAÇO

ENTRE SORRISOS & LÁGRIMAS



Depois de uma estréia como cineasta pouco vista - o ranzinza “Feliz Natal”.
Selton Mello encontrou uma sintonia que dialoga com uma platéia mais ampla, e ao mesmo tempo realiza um filme que não tem apelo popularesco das comédias rasgadas e acéfalas, (aos moldes dos sucessos de bilheteria “Se Eu fosse Você”).
E graças a Deus!

Qualidades não faltam em "O Palhaço": repleto de referencias e nuances, uma fotografia deslumbrante (o clip da cantora Ana Canas “Esconderijo” dirigido por Selton também possui uma beleza de fotografia) e enquadramentos que apostam na linda paisagem do interior.

Benjamin (Mello) é um palhaço do Circo Esperança. Seu pai (Paulo José) é dono do circo e também se apresenta como palhaço. Juntos formam a dupla divertida Pangaré e Puro Sangue.

Mas algo não vai bem à Benjamim. Uma insatisfação, uma tristeza e a certeza de que ele não é mais feliz fazendo o que faz.
Essa crise instalada vai desencadear uma fuga para cessar a dor interna.

Como num típico “Road-movie”, a cada travessia, a caravana circense se depara com tipos memoráveis, que brotam facilmente sorrisos no público. Graças aos veteranos atores que Selton escalou para fazer participações mais do que especiais: Tonico Pereira, Jackson Antunes, Moacir Franco e Jorge Loredo aparecem pouco, mas arrebentam e torna “O Palhaço” ainda mais prazeroso de se guardar na cabeça.

Mas nada adiantaria se não houvesse um protagonista de peso, e Selton Mello consegue explorar todos os nuances que Benjamim oferece de forma perfeita.

Ora ele está arrasado de angustia por dentro, ora tem que se apresentar no picadeiro e parecer engraçado e feliz para a platéia. É uma interpretação difícil, merecedora de elogios e bem longe dos trejeitos famosos do ator.

Como diretor, também se mostra um sujeito atento aos detalhes, consegue capturar cenários lúdicos e coloridos e  deixa de lambuja um quase plano-sequência no final, que não preciso nem dizer que é a perfeição.

Compartilhar:

0 comentários:

Blogs Brasil

Postagens populares

Total de visualizações

Google+ Badge

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Seguidores