sexta-feira, agosto 26, 2011

TROPA DE ELITE 2

CAVEIRA!

A essa altura, já é do conhecimento de todos que “Tropa de Elite 2” é o recordista absoluto e isolado de bilheteria de toda a história do nosso cinema.
Tirando “Dona Flor e seus Dois Maridos” do caminho e fazendo história.
Mas seria muito frustrante se o filme fosse ruim, mediano ou simplesmente bom.
Basta saber que números exorbitantes de público não é sinônimo de que a produção seja de qualidade, é só esforçar um pouco a memória e lembrar das bilheterias de filmes da Xuxa por exemplo.

Entretanto, a boa noticia é que “Tropa de Elite 2” não se encaixa em nenhum adjetivo negativo, muito pelo contrario.
De cara o começo é acelerado e te coloca diretamente imerso na história, nos dias atuais Nascimento (Wagner Moura, ótimo) agora é Tenente no BOPE.

Durante numa rebelião em Bangu, a situação pega fogo. De um lado está Matias (André Ramiro) liderando a tropa, querendo mais é acabar com a bandidagem e partir para a ação, de outro está Fraga (a revelação Iradhir Santos, ótimo também), que é ativista dos Direitos Humanos e defende o seu ponto de vista com unhas e dentes.

Nesse palco armado, surgem conseqüências desastrosas que vão de alguma forma modificar o caminho dos três citados.
Apoiado por um roteiro impecável de ( novamente) Bráulio Montovani, juntamente com a direção segura de José Padilha, “TP2” flui naturalmente, te pega de surpresa e ainda te encosta na parede jogando na cara que a realidade se não for aquela, é muito próxima.

O foco dessa vez foi outro (na verdade são outros), e muito mais acachapante de se acompanhar. Milícias, políticos corruptos, apresentadores sensacionalistas (André Mattos, tirando risadas e do sério muita gente).

Há uma variada de personagens novos, há os já apresentados no filme anterior, há novas frases de efeito e cenas já antológicas, magistralmente filmadas e executadas (o plano aberto filmado em Brasília, a surra que Nascimento dá num político sacripanta).

Enfim, não vou me esmiuçar e entregar surpresas antes da hora, o barato mesmo é se surpreender com as reviravoltas juntamente com os personagens.
Personagens esses já eternizados no imaginário brasileiro, quiçá mundial.

Compartilhar:

0 comentários:

Blogs Brasil

Postagens populares

Total de visualizações

Google+ Badge

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Seguidores