segunda-feira, março 07, 2011

A ORIGEM

FOI APENAS UM SONHO

Dificil falar desse filme sem deixar algum spoiler. Mas é preciso dizer que é o melhor filme de Chris Nolan (que Batman o que!) e que eu recomendo forte.
Com um roteiro que à principio parece ser cabeçudo e dificil, vai se tornando intrigante e cada vez mais fácil de entender.
Uma demonstração que não é necessario colocar minhocas na cabeça no expectador, ou gerar uma bela interrogação para parecer inteligente.
Cobb (Leonardo DiCaprio) é o líder de um organização especializada em extrair idéias. Sua equipe consegue adentrar dentro do inconsciente de um sujeito, e de lá "roubar" seus segredos.
Mas agora  surgiu um novo desafio proposto por Saito (Ken Watanabe), de que a equipe de Cobb consiga "plantar" uma idéia na cabeça de um herdeiro rival nos negócios.
O estímulo seria a chance de voltar para os EUA e rever seus filhos, caso o trabalho seja feito com maestria, Saito mexeria seus pauzinhos e facilitaria a volta de Cobb.
"A Origem" nada mais é do que um filme-cebola. Como nos sonhos, existe várias camadas, muitos nuances. Há cenas em que camadas distintas estão sendo mostradas quase simultamente, em que você pára para pensar e organizar sua idéias e tentar se encaixar em qual camada mesmo que você se encontra agora.
Parece complicado mas não é.
Chris Nolan e sua eficiente direção não tirou a complexidade do roteiro mas também não deixou enigmas sem respostas. É instigante acompanhar todo o processo da inserção, e fica impossivel desgrudar e acompanhar que rumo tudo aquilo irá tomar.
Há cenas incriveis imbutidas aqui e acolá, como na luta sem gravidade no corredor de um hotel luxuoso é para apertar a tecla fast-rewind diversas vezes. Ou o que dizer do "tsunami" feito na cidade?
As 4 premiações no Oscar não negam que o produto técnico de "A Origem" é de primeiro quilate, mas muito além disso sobra conteúdo numa produção que realmente sintetiza o que é cinemão de verdade.
Compartilhar:

0 comentários:

Blogs Brasil

Postagens populares

Total de visualizações

Google+ Badge

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Seguidores