sexta-feira, março 25, 2011

NOSSO LAR

CIDADE DE DEUS

Quando avalio um filme, sempre deixo de lado minhas questões pessoais e tento focalizar no lado cinematografico. Não questionei os principios kardencistas e a crença, e não tenho nada contra a religião alguma. Mas esse "Nosso Lar" é um porre dos grandes.
Cinematograficamente falando é um lixo, o roteiro é pobre, ora didático ora mal-escrito mesmo.
Não há ritmo no filme, é tudo tão tedioso que vira uma tortura acompanha-lo até seu desfecho enfadonho.
No inicio, quando André Luis (Paulo Prietro) permanece no Umbral (o purgatório, como ele bem explica), o filme desperta uma fagulha de interesse. Os efeitos especiais são modestos mas muito bem impregados no cenário desolador (uma visão clichê, mas bem feitinha). O problema é quando ele é resgatado para ficar numa colônia ou cidade denominado "Nosso lar", que paira sobre a Terra.
O lugar é repleto de gente chatíiissima que a cada diálogo vem com um sermão, sem contar o péssimo gosto para usar roupas. Pelo que ficou entendido, ninguém pode vestir outra cor de roupa a não ser o branco e cores pasteis, sem contar as bregas túnicas, e calças largas.
A cidade em si é repleta de edifícios, tudo com aquele tom apagado imperando. Os efeitos especiais aqui só  atrapalham, pois dá uma impressão que foi feito na base do desleixo.

Entendi qual foi a intenção do diretor Wagner de Assis (da bomba-nuclear "A Cartomante"), em divulgar a mensagem dos principios espiritas e certamente quem leu o livro de Chico Xavier ou pratica essa religião vai amar cada frame de "Nosso Lar". Afinal o filme foi assistido por mais de 3 milhões de pessoas, ou seja, ótimo resultado a despeito de tudo.
Mas como cinema, acaba sendo insignificante por justamente não interligar a mensagem com o conteúdo cinematográfico.
No final das contas, fiquei com a impressão que tanto o Umbral quanto a cidade "Nosso Lar", são lugares terriveis de ficar.

Compartilhar:

0 comentários:

Blogs Brasil

Postagens populares

Total de visualizações

Google+ Badge

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Seguidores