sexta-feira, julho 27, 2007

VÔO UNITED 93


HORAS DE DESESPERO

Cinco anos depois da tragédia de 11 de Setembro surgiram dois filmes sobre o mesmo fato: o mal fadado “As Torres Gêmeas” de Oliver Stone e esse “Vôo United 93” do britânico Paul Greengrass.
O filme de Greengrass, feito num tom quase documental e com nenhum ator famoso, fui muito bem sucedido e até foi indicado a melhor direção no Oscar. Já o outro.....
Deixando as comparações de lado, “United” realmente é de deixar o coração acelerado de tanto nervosismo e aflição que provoca.
E as decisões do diretor em não contratar estrelas de Hollywood manjadas (não, não há nenhum Nicolas Cage ), em tratar com fidelidade os passageiros que ali estavam, em não cair no insuportável maniqueísmo tão comum em filme ianques e deixar de fora patriotismo e heroísmo também ajudaram para contribuir com a boa qualidade da produção.
As ações dos passageiros não são em nome da honra do país, e sim pela sobrevivência, pela chance de continuarem vivos. E por um instante, você acaba também acreditando que há sim uma chance de sair daquela situação.
A camera acompanha tudo, desde o embarque, a tomada dos terroristas até o planejamento e ataque em conjunto dos passageiros.
E devido o estilo da direção, você se sente como mais um naquele avião, encurralado e confuso, com medo mas com vontade de sobreviver e disposto a fazer o que tiver que ser feito.

Uma pena que tudo culmina para a morte pois o avião caiu antes de atingir o alvo, matando a todos.
A cena final, na cabine do piloto enquanto a aeronave está prestes a espatifar no chão, é de apavorar qualquer um devido ao total realismo.
No DVD, há um comovente documentário com alguns atores visitando os familiares dos reais passageiros, e diante das lágrimas desses atores aos abraços com pais e mães das vitimas, nos faz aproximar ainda mais de que aquilo realmente aconteceu.
E isso assusta.

Compartilhar:

0 comentários:

Blogs Brasil

Postagens populares

Total de visualizações

Google+ Badge

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Seguidores