segunda-feira, abril 23, 2007

BROKEBACK MOUNTAIN


CORAGEM


Durante o tempo que ficam trabalhando em Brokeback Mountain, pastoreando ovelhas, Ennis Del Mar (Heath Ledger) e Jack Twist (Jake Gylenhaal ) acabam se aproximando pouco a pouco, devido a solidão do lugar.
Até que numa noite, ambos cedem ao desejo e consumem uma relação sexual selvagem e súbita.
Refeitos do ocorrido, os cowboys fazem duas promessas , de que aquilo nunca aconteceria novamente e de que ninguém poderia saber.
Mas  justamente quando a relação dos dois ultrapassa a fronteira da satisfação sexual, quebrar promessas será inevitável.
Apesar de ser uma poderosa história, com atuações marcantes e com uma bela fotografia, “Brokeback Mountain” não é livre de falhas. ( Ang Lee poderia enxugar o seu filme...)
Por outro lado,  o tema central da produção é nobre: a coragem. 
Coragem em ser o que é, coragem em assumir possíveis conseqüências para ser feliz, coragem de amar alguém.
E em Jack Twist exala coragem, numa época onde assumir a homossexualidade era duplamente mais complicado (nos anos 60), ele propõe a Del Mar a viverem juntos num rancho, dando a entender que enfrentaria caipiras retrógrados estando do seu lado.
Mas Del Mar, não obtêm essa valentia, e prefere manter encontros esporádicos com Twist em Brokeback, ao mesmo tempo que leva sua vida de casado e com filhos.
É preciso destacar a atuação de Heath Ledger que aqui arrebenta, homem rude de poucas palavras e contido com seus sentimentos,  e tudo o que é o personagem está na cena em que  eles se despedem pela primeira vez,  Del Mar se mantém firme, irredutível para logo depois debulhar em lágrimas num canto escuro escondido.
São detalhes primorosos num filme corajoso em todos os sentidos.

Compartilhar:

0 comentários:

Blogs Brasil

Postagens populares

Total de visualizações

Google+ Badge

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Seguidores